por Clara Magalhães

Ler é a melhor forma de exercitar a mente.

Quem lê escreve bem, consegue se expressar melhor e tem mais agilidade no pensamento. É uma atividade que deve ser feita e incentivada sempre, e pode ser feita por pessoas de qualquer idade.

Se você é do tipo que ama ler e se identificou, saiba que existem profissões nas quais é possível unir o útil ao agradável.

São carreiras que exigem muita dedicação e pesquisa, a leitura contínua. A maioria ligada à área de humanas, porém o hábito de ler favorece a qualquer área.

Hoje com a tecnologia em alta, surgiram outras profissões ligadas à leitura agregada a internet. Existem aplicativos como o YouTube que emprega vários criadores de conteúdo digital, uma dessas profissões são os Booktuber, que divulgam livros, fazendo resenhas patrocinadas, leituras conjuntas e ganham por isso. Além de receberem livros e mais livros de editoras, já imaginou que maravilha! Fazer do seu prazer a sua profissão.

Na área das editoras, temos um leque de profissões ligada aos livros.

Tradutores: O tradutor é o profissional que converte um texto de uma língua para outra, atua na transcrição de documentos, livros, legenda de filmes e materiais audio visuais, exerce um papel muito importante na área da literatura, como exemplo “O Livro a Pequena Sereia no Mundo das Ilusões” da Loise O”Neill  foi traduzido por Fernanda, ela descreve as sensações de como foi traduzir aquele livro. Você encontra essa entrevista na íntegra https://www.youtube.com/watch?v=zveL0AC1Rx4&t=702s

Diagramadores.

O Diagramador é o profissional responsável por atuar com diagramação de livros didáticos, conteúdo para revistas, livros, documentos e anúncios.

Um Diagramador faz o planejamento e organização dos elementos gráficos, sejam fotos, ilustrações ou textos.

Está sob as responsabilidades de um Diagramador fazer diagrama materiais, auxiliar na elaboração de capas, editar imagens, atuar com diagramação de revistas, designer gráfico, tratamento de imagens, elaboração de gráficos e tabelas, criar e desenvolver artes para anúncios publicitários, desenvolver layouts diversos, peças publicitárias e produção editorial, fazer a diagramação, tratamento de imagens, criar e desenvolver artes para anúncios publicitários, folders, banners, revistas, logotipos e sites, fechar arquivos, fazer conversão para Word, distribuir os elementos gráficos no espaço limitado, atuar no setor da redação, na área de criação, auxiliando em todo segmento de edição, impressão e reprodução de gravações em diversas atividades empresariais .

Revisores.

O Revisor de texto é hoje uma figura cada vez mais rara nas empresas de comunicação, que comumente o substituem por ferramentas virtuais conhecidas como corretores de texto ou ortográficos, mas estas estão muito longe de preencher a lacuna deixada pela ausência deste profissional.

O praticante deste ofício não realiza apenas uma mecânica correção gramatical, mas sim uma completa intervenção no texto a ser aperfeiçoado. O revisor pode transformar desde meras palavras aqui e ali, até parágrafos inteiros, editando-os ou enriquecendo-os com a inserção de novos vocábulos.Nas redações ou nas editoras ele trabalha conjuntamente com os profissionais responsáveis pela publicação dos textos revisados. É importante para o bom revisor e seus coordenadores verificarem não apenas a gramática, mas também a coerência discursiva, para que os escritos não se tornem confusos para o leitor.

O profissional competente está sempre ciente do que lhe resta conhecer, das técnicas que ele necessita conquistar para se tornar ainda mais proficiente em seu campo de trabalho. Portanto, está sempre alerta para possíveis erros e falhas, constantemente em estado de aprendizado. Ele não empreende uma leitura como qualquer outra pessoa; o revisor praticamente radiografa as palavras, buscando seus meandros mais íntimos e novas possibilidades e articulações que elas lhe ofereçam.

Ilustradores. O ilustrador é o criativo responsável por imaginar e trazer à vida representações, estampas, gravuras, imagens, ideias e conceitos, utilizando suas habilidades de criação e design para transpô-las para o papel (ou computador).

Antologistas. Geralmente são escritores, que reúnem excelentes textos de outros escritores, focando em um tema comum, podendo ser qualquer gênero, e com esses textos fazem um livro de contos, chamados de antologias. Que não deixa nada a desejar para um livro solo, pois, podemos ler várias histórias em um só livro, elas são rápidas, dá tempo de ler entre uma estação e outra no Metrô.

Escritores. Ser escritor é construir mundos, dar vida aos personagens, transformar a realidade em ficção. Ser escritor é ter vontade de escrever sem saber o porque. Simplesmente escrever, não importando, se vão ou não ler, apenas escrever.Escritores são mágicos, alguns dizem sermos malucos, porém somos as melhores pessoas do mundo. Então se você por ventura escolher essa profissão saiba que vai amar.

Agentes literários.“Profissional do mercado de livros que orienta e assessora os autores por todo o processo de publicação. Um agente apresentará o projeto de um livro aos editores, negociará o adiantamento e percentual de direitos autorais, bem como todo o contrato.

É responsabilidade do agente acompanhar todos os pagamentos, e mais, servir como um consultor criativo e de negócios para um autor (e muitos outros). Um agente é o advogado do autor, defensor de seus interesses, faz o filtro no relacionamento com a editora, mantém a harmonia entre as partes”.

A definição acima, publicada pela Gabriela Nascimento em seu blog (gabiruska.com), explica de maneira sucinta, mas incisiva, grande parte do cotidiano do trabalho do agente literário. Entretanto, acreditamos ser necessário acrescentar que o grande pulo do gato desse profissional é conhecer em profundidade o mercado editorial – um universo complexo e repleto de peculiaridades. Para isso, cabe ao agente investigar o perfil das editoras de maneira cotidiana, seja estudando catálogos, pesquisando sua produção de títulos, mapeando seus avanços e retrocessos, acompanhando a rotatividade de seus profissionais. Com o olhar voltado ao microcosmo das editoras e ao macrocosmo do mercado, deve, ainda, frequentar eventos como bienais, congressos e feiras de livros, estabelecendo uma sólida rede de relacionamentos. Dentre essas opções de trabalhos, ainda existem mais algumas, como curadoria, organizadores e muito mais… Pois esse mercado é bem extenso, e ele vem tomando um outro formato, se transformando, devido a crise que se instalou no mercado literário, porém, com muita criatividade e persistência o autor brasileiro, tem publicado seus textos, de uma forma independente exemplo disso são os Ebooks que são publicados na Amazon, ou outros preferem o wapadd que é outro aplicativo, para publicação de livros, conheço algumas autoras como Lola Salgado que fez um grande sucesso com o seu romance “ A Linguagem do Amor” Que teve mais de um milhão de acesso, virando livro físico.

Sobre a autora:

Clara Magalhães é pedagoga, professora, autora e adora ler e escrever. Participante de 7 antologias, está em constante crescimento. A inquieta carioca adora viajar, conhecer coisas novas e é uma amante da gastronomia.