Por Débora Gimenes

Como disse certa vez Fernando Pessoa; “Ler é sonhar pela mão de outrem”.

Na literatura descobri que, mesmo estando numa sala fechada, eu posso viajar por lugares e mundos que nunca tinha imaginado. Hoje, muitos dos lugares que sonhei ao ler um livro, podem ser pesquisados pela internet em segundos, porém a magia de estar naquele local, com aqueles personagens, vivendo uma linda história de amor ou investigando algum crime, até mesmo fugindo de criaturas ferozes não pode ser compensada pelas imagens da tela do computador.

Certa vez me peguei doente numa cama de hospital, era adolescente e, tirando meus pais, raramente recebia alguma visita. Nos livros, eu me deparei com a liberdade da minha mente, foi lendo que descobri que mesmo em uma cama posso viajar por centenas de lugares que nem todos conseguiriam, mesmo tendo todo o dinheiro do mundo.

Lendo pude conhecer fadas e elfos, reis e rainhas, guerreiros e princesas e príncipes e guerreiras. Também vivi amores proibidos, amizades verdadeiras, o bem e o mal se disfarçaram para me confundir e com isso meus sonhos foram criando suas formas, seus mundos, seus heróis e seus bandidos.

Eles cresceram tanto que começaram a sair da minha mente. Eles se agitavam, tinham uma voz própria e me diziam que queriam sair para explorar. Meus sonhos foram se desenhando ali, naquela folha em branco, histórias só minhas, mas que começaram ser lidas por novos leitores e futuros sonhadores.

E assim, a teia da literatura vai tecendo mundos, personagens, leitores, escritores, inteligência, vida.

Qual vai ser o seu sonho de hoje?

Debora Gimenes, nasceu em 1973 na capital de São Paulo onde mora até hoje. Escritora, organizadora de coletâneas e fã de rock and roll. Mantém o vlog no Youtube Debora Gimenes (https://www.youtube.com/c/debbylenon ), onde divulga seu trabalho, fala sobre filmes, livros, séries e vários outros assuntos. É associada da ABERST – Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror. Mãe, esposa, tutora-mãe de três beagles e amiga, tudo em tempo integral. 
Fez vários cursos sobre literatura, artes cênicas, História Geral. Adora uma cervejinha!