banner-edital-modusoperandi

Antologia Modus operandi – Assassinatos em série

1. OBJETIVO

Incentivar novos autores a publicarem seus textos e, desta forma, mostrar-lhes meios para publicação de trabalhos futuros. Divulgação e demonstração de competência de seus escritos.

2. TÍTULO E PREMISSA

Modus operandi – Assassinatos em série

Em 1986, uma série de assassinatos assolou a cidade de São Paulo, fazendo-se necessária a criação de um grupo especial dentro da polícia, o CESPOT – Comando Especial de Policiamento Tático. Ao longo dos anos ele se modernizou, ampliando o seu campo de atuação para todo o Brasil e continuou investigando, nas sombras, os serial killers, porque novos monstros surgem todos os dias.

3. PROCESSO DE INSCRIÇÃO

3.1. A Antologia Modus operandi – Assassinatos em série, denominada apenas como Antologia nos demais tópicos deste Edital, é promovida pela campanha Eu leio Brasil, em parceria com a Rico Editora e a ABERST – Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror. Este edital se refere à sua primeira edição.

3.2. A Antologia será constituída por contos cuja temática aborde narrativas de suspense, policial e Thriller.

3.3. A participação na Antologia ocorrerá de acordo com as seguintes etapas:

a) Inscrição;

b) Elaboração e envio do conto;

c) Análise e aprovação do texto enviado;

d) Contratos e Pagamentos;

e) Publicação da Antologia.

4. INSCRIÇÃO

4.1. Poderão participar da antologia todas as pessoas físicas maiores de 18 anos.

4.2. A Inscrição dos autores acontecerá por meio de sistema próprio da Editora, no link https://ricoproducoes.com.br/aplicacoes/antologias , a partir do dia 10 de fevereiro de 2019.

4.3. O conto submetido à avaliação deve ser da temática proposta e encaminhado, em anexo, em formato .doc ou .docx para os e-mails das organizadoras: c.b.kaihatsu@gmail.com e renatamaggessiescritora@gmail.com com o assunto: Antologia Modus operandi – nome do conto – nome do autor. Dúvidas referentes à antologia poderão ser tiradas nesses e-mails ou no grupo de WhatsApp.

5. ELABORAÇÃO E ENVIO DOS CONTOS

5.1. Após a inscrição, o participante deverá elaborar texto de sua autoria, o qual deverá ter de 10.000 a 12.000 caracteres, incluindo os espaços.

5.2. O conto deverá ser original;

5.3. O texto deverá atender à seguinte formatação: fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas.

5.4. O texto deverá ser enviado por meio do sistema informado no item 4.3.

6. ANÁLISE E APROVAÇÃO DO TEXTO ENVIADO

6.1. Após o envio, o texto será analisado por comissão designada pela Rico Editora para este fim.

6.2. Sendo aprovado, o autor receberá da Rico Editora o contrato de publicação, o qual conterá instruções de preenchimento e devolução.

6.3. Ao receber a confirmação de aprovação, o autor deverá efetuar o pagamento de sua cota de participação, no valor de R$ 230,00.

ATENÇÃO: Associados Aberst e autores que já tenham publicado com a Rico editora recebem 10% de desconto nesta antologia.

6.4. Deverá ser acrescida ao valor acima a quantia de R$ 20,00 para custeio de frete de envio de 5 exemplares do livro, que o autor receberá como cota de direito autoral. O autor que comparecer ao lançamento poderá pegar seus exemplares no final com as Organizadoras.

6.4.1 Caso o autor deseje mais exemplares da Antologia, além da cota de direito autoral, deverá solicitar à Rico Editora a confecção destes, cujos valores serão determinados em contrato entre o autor e a editora.

7. RESTRIÇÕES DE ACEITAÇÃO

7.1. Não serão aceitas fanfics nem contos que pertençam ao universo de personagens já existentes criados por outro autor ou contos já publicados ou postados na internet. Todos os contos devem ser originais.

7.2. Não serão aceitos contos que:

(a) possam causar danos a terceiros, seja através de difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou danos morais;

(b) ofendam a liberdade de crença e as religiões;

(c) contenham dados ou informações racistas ou discriminatórios;

(d) façam propaganda eleitoral ou divulguem opinião favorável ou contrária a partidos ou candidatos;

(e) tenham sido produzidos por terceiros;

(f) que não venham formatados nas normas estabelecidas por esse regulamento;

(g) que incitem a violência ou façam apologia a atos criminosos.

(h) contenham pedofilia, zoofilia ou outros gêneros semelhantes.

7.3. Serão aceitos apenas contos em língua portuguesa e na quantidade de caracteres especificados neste Edital. Caso o autor deseje envia conto com número de caracteres além do determinado no item 5.1 deste Edital, deverá mencionar o fato quando do envio do arquivo; neste caso, o texto será avaliado pela Rico Editora e, sendo aceito, será exigido do autor o pagamento de uma cota extra, cujo valor dependerá da quantidade de caracteres excedentes, de acordo com tabela publicada no sistema.

8. DOS CONTOS:

8.1. Os contos serão analisados e selecionados mediante avaliação dos profissionais nomeados pela organização da Antologia, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis. A avaliação se dará com base nos seguintes critérios:

(a) criatividade e originalidade do enredo;

(b) adequação do enredo ao universo ficcional do conto;

(c) impacto do conto e qualidade dos recursos narrativos utilizados;

(d) utilização correta da norma-padrão da língua portuguesa.

8.2. O foco da antologia é o CESPOT e os crimes em série. Os contos deverão ter obrigatoriamente pelo menos um agente do CESPOT.

8.2.1. Os contos poderão ocorrer em qualquer localidade do Brasil.

8.2.2. Os contos podem ser escritos em primeira ou em terceira pessoa, do ponto de vista de um agente do CESPOT ou do serial killer.

8.2.3. O crime abordado no conto deve atender às exigências de classificação de um crime em série.

8.2.4. Os contos podem ocorrer em qualquer período entre 1987 e 2017.

8.2.5. O conto de abertura, ambientado em 1986 e contando a história da criação do CESPOT, será escrito pela organizadora C. B. Kaihatsu e o conto de fechamento, ambientado em 2018, será escrito pela organizadora Renata Maggessi.

8.3. Ao se inscrever na Antologia, o autor autoriza automaticamente a veiculação de seu conto. OS NOMES DOS SELECIONADOS NA ANTOLOGIA Modus operandi – Assassinatos em série SERÃO DIVULGADOS NO DIA 21/04/2019, na página da Editora, no portal Eu Leio Brasil (http://www.euleiobrasil.com.br) e nas páginas de Facebook e Instagram da associação parceira Aberst.

8.4. Um determinado autor poderá participar da mesma antologia com mais de um conto, porém o mesmo deverá efetuar pagamento equivalente a duas ou mais cotas.

8.5. Só serão aceitas inscrições por meio dos procedimentos previstos neste regulamento. Os dados fornecidos pelos participantes, no momento da inscrição, deverão estar corretos, claros e precisos. É de total responsabilidade dos participantes a veracidade dos dados fornecidos às organizadoras.

8.6. Em caso de fraude comprovada, o conto será excluído automaticamente da Antologia.

8.7. A ordem dos contos dentro da antologia fica a critério das organizadoras, que deverão informar diretamente à equipe da Rico Editora.

8.8. Arquivos enviados por redes sociais, outros e-mails ou impressos não serão aceitos. Só serão aceitos arquivos enviados conforme item 3.3 deste Edital.

8.9. Não serão aceitas mudanças no arquivo após o envio. Salvo por sugestões realizadas pelas organizadoras ou por revisor indicado pela Editora.

9. PRAZOS:

9.1 Período de inscrições compreendido (inclusive) entre 10/02/2019 e 10/04/2019, podendo ser renovado caso a cota de participações não tenha sido alcançada.

9.2 Resultado será divulgado no dia 21/04/2019, podendo ser renovado caso haja necessidade do revisor ou fique prejudicado em decorrência de renovação do período de inscrições.

9.3 O envio do contrato para os autores será feito por e-mail no dia 30/04/2019, junto ao resultado, salvo exceções acima.

9.4 Envio dos contratos, comprovantes de depósito, endereços, biografias, foto e nome com o qual deseja ser identificado no contrato devem ser enviados por meio do sistema.

9.5 O Envio dos itens citados no tópico 9.4, para a editora, deverá ser feito até o dia 10/05/2019, salvo exceções já mencionadas anteriormente.

10. PUBLICAÇÃO

10.1 A publicação da Antologia depende da realização dos itens acima mencionados e ao devido respeito aos prazos e normas estabelecidos.

10.2. A tiragem inicial será de 200 livros, podendo ser impressos mais exemplares caso a editora ache conveniente. Em caso de novas tiragens, cada autor receberá dois exemplares, caso deseje, mediante o pagamento de taxa de frete.

10.3. O autor receberá, a título de direitos autorais, a cota de 5 (cinco) exemplares estabelecida no item 6.4 deste edital, bem como receberá a divisão entre os autores da ANTOLOGIA de 50% dos ganhos líquidos com a venda da versão digital (e-book).

10.4. – O lançamento ocorrerá em até 12 meses após o resultado da Antologia.