1. OBJETIVO

Incentivar novos autores a publicarem seus textos e desta forma mostrar-lhes meios para publicação de trabalhos futuros. Divulgação e demonstração de competência de seus escritos.

TÍTULO

EDITAL – “CRÔNICAS DE FERRO & VAPOR – uma antologia steampunk

2. PROCESSO DE INSCRIÇÃO

2.1. A Antologia “CRÔNICAS DE FERRO & VAPOR”, denominada apenas como Antologia nos demais itens deste Edital, é promovida pela campanha Eu leio Brasil, em parceria com a Rico Editora e EmContos Antologias. Este edital se refere à sua primeira edição.

2.2. Sinopse:

Desbrave um novo mundo, repleto de aventuras, descobertas e maravilhas.

Seja bem-vindo a Irlea, um lugar diferente de tudo que você já ouviu falar. Desde as selvas dominadas pelos Primitivos, até os Arcaicos, com os modos cavalheirescos e suntuosas cidades com tecnologia steampunk, movidas a ferro e vapor. Venha descobrir aqui qual é o seu lugar.

Orcs, Elfos, sociedades desenvolvidas, cidades decadentes, lugares criados por mentes delirantes. Escolha a qual raça ou clã pertence, e quais as habilidades do seu personagem. A partir daí, crie sua própria história e não tenha limites.

Com uma proposta totalmente nova criada pela Editora Rico, esse livro é especialmente voltado para os fãs de fantasia, nas mais diversas formas.

Inspirada em clássicas histórias e jogos de RPG, CRÔNICAS DE FERRO & VAPOR é a antologia certa para você destilar sua criatividade.

Embarque você também nessa aventura!

2.3 O que é Steampunk?

Steampunk também conhecido como Vapor Punk ou Tecnavapor (abreviação de ”Tecnologia a Vapor”) é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real (ou em um universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época – como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao futurista cyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta.

Enquanto a ficção científica moderna é inspirada nas viagens espaciais e no contato extraterrestre, o estilo Steampunk é marcado por uso de tecnologia mais robusta como máquinas a vapor, fabricações em madeira, cobre e bronze, e o amplo uso de engrenagens; como se fosse uma explosão tecnológica pré-digital. Ambienta-se no cenário da Revolução Industrial e com personagens trajados com indumentária vitoriana.

O gênero steampunk pode ser explicado de maneira muito simples, comparando-o a literatura que lhe deu origem. Baseado num universo de ficção científica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século XIX, ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época.

2.4 Sobre a antologia

A antologia terá contos cujas tramas se passam no mundo de Irlea, respeitando todas as suas leis e particularidades. Para conhecer o mundo e a história desse mundo totalmente inspirado em partidas de RPG, leia o documento com todas as raças, clãs e locais existentes na história.
Serão aceitos contos dos gêneros de terror/horror, drama, ação e suspense/mistério. Elementos de romance e alívio cômico podem ser inseridos dentro do gênero escolhido.

Você está livre para criar seu personagem dentro das regras da antologia, mas também pode fazer uso de personagens previamente citados, como o lendário ladrão e mercenário Raven, o explorador Emmerich Von Zucken, ou mesmo Aella, a caçadora, desde que não interfiram em suas personalidades e/ou particularidades. Todos os lugares, divindades e diferentes mistérios apresentados no documento podem e DEVEM ser explorados nos contos, e os organizadores farão a análise de questões como criatividade e adequação ao mundo. Não há necessidade de haver ligação entre as histórias, porém se um ou mais contos trouxer elementos similares, poderemos estudar essa possibilidade após a aprovação dos escolhidos.

OBS: Esta antologia é baseada em mundo totalmente original criado com base nos RPGs clássicos, porém ela possui seu próprio mundo e uma inusitada combinação de elementos que fogem ao que os fãs mais “puristas’, como podemos chamá-los, poderão estranhar em um primeiro momento. Porém, todos estão livres para explorar o mundo de Irlea como bem quiserem, e muitas boas histórias podem ser desenvolvidas dentro dele.

ANEXO: CRÔNICAS DE FERRO & VAPOR

2.5. A participação na Antologia ocorrerá de acordo com as seguintes etapas:

a) Inscrição;

b) Elaboração e envio do conto;

c) Análise e aprovação do texto enviado;

d) Pagamentos;

e) Publicação da Antologia.

3. INSCRIÇÃO

3.1. Poderão participar da antologia todas as pessoas físicas maiores de 14 anos.

3.2. A Inscrição dos autores acontecerá por meio de formulário disponibilizado no site da Rico Produções – ricoproducoes.com.br/aplicações/antologias -, a partir de 20 de setembro de 2019. No formulário constarão informações como: nome (pseudônimo), endereço (completo), biografia (com até 300 caracteres, contando espaços), e-mail, telefone, whatsapp, e demais informações que a organização julgar necessárias. Após a inscrição, o autor será inserido em um grupo no whatsapp para que o mesmo possa interagir com outros participantes.

4. ELABORAÇÃO E ENVIO DOS CONTOS

4.1. Após a inscrição, o participante deverá elaborar texto de sua autoria, o qual deverá ter de 10.000 a 12.000 caracteres, incluindo os espaços.

4.2. O conto deverá ser original;

4.3. O texto deverá atender a seguinte formatação: fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas.

4.4. O texto deverá ser enviado por meio do sistema informado no item 3.2.

5. ANÁLISE E APROVAÇÃO DO TEXTO ENVIADO

5.1. Após o envio, o texto será analisado por comissão designada pela Rico Editora para este fim.

5.2. Sendo aprovado, o autor receberá da Rico Editora o contrato de publicação, o qual conterá instruções de preenchimento e devolução.

5.3. Ao receber a confirmação de aprovação, o autor deverá efetuar o pagamento de sua cota de participação, no valor de R$ 300,00.

5.4. Deverá ser acrescida ao valor acima a quantia de R$ 20,00 para custeio de frete de envio de 5 exemplares do livro, que o autor receberá como cota de direito autoral.

5.4.1 Caso o autor deseje mais exemplares da Antologia, além da cota de direito autoral, deverá solicitar à Rico Editora a confecção dos mesmos, cujos valores serão determinados em contrato entre o autor e a editora.

6. RESTRIÇÕES DE ACEITAÇÃO

6.1. Não serão aceitos fanfics, nem contos que pertençam ao universo de personagens já existentes criados por outro autor ou contos já publicados ou postados na internet. Todos os contos devem ser originais.

6.2. Não serão aceitos contos que:

(a) possam causar danos a terceiros, seja através de difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou danos morais;

(b) ofendam a liberdade de crença e as religiões;

(c) contenham dados ou informações racistas ou discriminatórios;

(d) façam propaganda eleitoral ou divulguem opinião favorável ou contrária a partidos ou candidatos;

(e) tenham sido produzidos por terceiros;

(f) que não venham formatados nas normas estabelecidas por esse regulamento;

(g) que incitem a violência ou façam apologia a atos criminosos.

(h) contenham pedofilia, zoofilia, outros gêneros semelhantes.

6.3. Serão aceitos apenas contos em língua portuguesa. Caso o autor deseje enviar-nos conto com número de caracteres além do determinado no item 4.1 deste Edital, o texto será avaliado pela Rico Editora e, em caso de aceitação, será exigido do autor o pagamento de uma cota extra, cujo valor dependerá da quantidade de caracteres excedentes, de acordo com tabela publicada no sistema.

7. DOS CONTOS:

7.1. Os contos serão analisados e selecionados mediante avaliação dos profissionais nomeados pela organização da Antologia, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis. A avaliação se dará com base nos seguintes critérios:

(a) criatividade e originalidade do enredo;

(b) adequação do enredo ao universo ficcional do conto;

(c) impacto do conto e qualidade dos recursos narrativos utilizados;

(d) utilização correta da língua portuguesa assim como sua gramática.

7.2. Ao se inscrever na Antologia, o autor autoriza automaticamente a veiculação de seu conto. OS NOMES DOS SELECIONADOS NA ANTOLOGIA CRÔNICAS DE FERRO & VAPOR SERÃO DIVULGADOS NO DIA 25/11/2019, na página da Editora, no portal Eu Leio Brasil (http://www.euleiobrasil.com.br) e no site da organização parceira, bem como em suas respectivas redes sociais.

7.3. Um determinado autor poderá participar da mesma antologia com mais de um conto, porém o mesmo deverá efetuar pagamento equivalente a duas, ou mais, cotas.

7.4. Só serão aceitas inscrições por meio dos procedimentos previstos neste regulamento. Os dados fornecidos pelos participantes, no momento da inscrição, deverão estar corretos, claros e precisos. É de total responsabilidade dos participantes a veracidade dos dados fornecidos ao organizador.

7.5. Em caso de fraude comprovada, o conto será excluído automaticamente da Antologia.

7.6. A ordem dos contos dentro da antologia fica a critério do organizador, que deverá informar diretamente à equipe da Rico Editora.

7.7. Arquivos enviados por redes sociais, outros e-mails ou impressos não serão aceitos. Só serão aceitos arquivos enviados por meio do sistema.

7.8. Não serão aceitas mudanças no arquivo após o envio. Salvo por sugestões realizadas pela revisora indicada pela Editora.

8. PRAZOS:

8.1 Período de inscrições compreendido (inclusive) entre 20/09/2019 e 19/11/2019, podendo ser renovado caso a cota de participações não tenha sido alcançada.

8.2 Resultado divulgado no dia 25/11/2019, podendo ser renovado caso haja necessidade do revisor ou fique prejudicado em decorrência de renovação do período de inscrições.

8.3 O contrato estará disponível no sistema para os autores, a partir do dia 25/11/2019, junto ao resultado, salvo exceções comentadas acima.

8.4 Envio dos contratos, comprovantes de depósito, endereços, biografias e nome com o qual deseja ser identificado no contrato devem ser enviados por meio do sistema.

8.5 Envio dos itens citados no item anterior, para a editora, até o dia 05/12/2019, salvo exceções já mencionadas anteriormente.

9. PUBLICAÇÃO

9.1 A publicação da Antologia depende da realização dos itens acima mencionados e ao devido respeito aos prazos e normas estabelecidos.

9.2. A tiragem inicial será de 200 livros, podendo serem feitos mais exemplares caso a editora ache conveniente. Em caso de novas tiragens, cada autor receberá dois exemplares, caso deseje, mediante o pagamento de taxa de frete.

9.4. O autor receberá a título de direitos autoras a cota de 5(cinco) exemplares estabelecida no item 5.4 deste edital, bem como receberá a divisão entre os autores da ANTOLOGIA de 50% dos ganhos líquidos com a venda da versão digital (e-book).

9.5 – O lançamento ocorrerá em até 12 meses após o resultado da antologia.