487255_414077468643697_1157564999_n

Por Margarete Prado

Tenho acompanhado as manhas e engenhosidade dos escritores para angariar seguidores nas mídias sociais e aumentar seus leitores. Cada vez mais surgem páginas no Facebook de autores – principalmente escritoras hot, como a maravilhosa Tatiana Amaral – fazendo lives e sorteios ao vivo de marcadores, chaveiros, bottons, algemas, bloquinhos, cadernetas, lápis personalizados, postais e tudo que possa atrair as leitoras ávidas por romances quentes e sensuais.

Outra moda que se alastrou na internet está nos sorteios no Instagram, centenas de IGs diariamente sorteiam marcadores, livros, antologias, quadrinhos e o que mais houver que possa atrair novos leitores e seguidores. É uma febre que atrai muita gente, principalmente mulheres entre 14 e 60 anos que são leitoras frequentes das novas autoras nacionais. Um único sorteio tem de 200 a 500 comentários marcando outras pessoas para participarem, porque uma regra frequente desses sorteios é marcar 3 amigos nos comentários, além de seguir vários outros IGs. Há tantos sorteios no IG hoje em dia que, se você quiser, pode participar de um sorteio por dia de cada mês do ano.

Outro modo de agarrar leitores que também está dando muito certo em nosso incerto mercado editorial, com famosas livrarias falindo, é atrair leitores com assinaturas de Clube do Leitor. A TAG surgiu com a ideia há uns 3 anos e tem vendido milhares de livros mensalmente com a curadoria da TAG, que convida celebridades para escolherem um livro a ser enviado aos assinantes, acompanhado de uma revista literária, brindes, marcadores e o livro escolhido pelo curador do mês em capa dura, luxuosamente encadernado – e tudo por um preço bem razoável. Uma pizza custa 60 reais e a assinatura da TAG fica em torno de 56 reais, com o frete.

Além da TAG, vários outros clubes surgiram nesses últimos anos. A Editora Intrínseca também tem uma caixinha mensal em que envia postal, marcador, revista, livros de capa dura, etc. para um leitor ávido por bons livros de todo gênero: suspense, fantasia, drama, terror, etc. O leitor também pode escolher a caixa bem sortida do Turista Literário, que traz, além do livro do mês, vários brindes, como uma playlist para escutar enquanto lê o livro recebido, perfumes, agendas, canecas e tudo que possa agradar o leitor a querer continuar assinando. A alegria de abrir a caixa e descobrir o livro enviado, revelando cada brinde é um prazer que seduz milhares de brasileiros.

Também existe a caixinha mais que sortida da Livros e Citações para garotas românticas de todas as idades, com o livro best-seller da juventude do mês, como a Barraca do beijo, Todos os garotos que amei, Série Rainha Vermelha, Série Trono de vidro e outros. Em 2018, no mês em que foi enviado o livro Como eu era antes de você, cada assinante ganhou de brinde a meia listrada de amarelo e preto que a protagonista do romance em questão usava. E existem vários outros clubes ao gosto de cada um. Até a RICO tem um clube interessante de 2 livros LGBT por mês com vários brindes. E você, autor? Qual o seu truque para atrair mais leitores?

 

Margarete Prado é nascida em São Paulo e mora há 32 anos no Acre. Possui mestrado em Teoria da Literatura pela UNICAMP, doutorado em Letras pela UFBA, pós-doutorado em Linguística Aplicada na UFRJ, 2019. Membro da Academia Acreana de Letras desde 2011. Tradutora, revisora, blogueira e antologista.