por Clara Magalhães

bc4db4fa-4112-4198-a4c3-25a3574631c8

Chick Lit é um gênero literário, muito contemporâneo, do tipo ame ou deixe-o. 

Essa literatura sem dúvida abrange as novas gerações, que vivem num mundo moderno e muito tecnológico, navegando pelo universo virtual. 

É uma literatura considerada divertida, o que não implica que ela esteja desprovida do poder de contribuir para a adaptação da mulher atual ao universo pós-moderno. O Chick Lit se divide em duas categorias, o teen Chick Lit, para adolescentes, e o Hen Lit, onde a personagem principal vive um estágio mais amadurecido da sua existência. 

Embora o seu tema seja totalmente feminino, a temática é ancestral e universal. O amor explorado de forma engraçada e divertida com encontros inesperados. Normalmente suas protagonistas estão situadas na faixa etária que vai dos 15 aos 40 e poucos anos. 

São representadas nos livros suas dúvidas, inquietações, dilemas afetivos, profissionais e familiares, até mesmo os seus vícios, como o consumismo, bem presente no mundo atual, onde compensamos frustrações por algo material. Quem nunca?! 

Abordando problemas como depressão, dependências químicas e de toda natureza, como a perda de um grande amor, vivenciando um luto, entre outras temáticas comuns no mundo pós-moderno. 

Temos nesse gênero escritoras como Sophie Kinsella, que retrata muito bem esse universo, com vários livros lançados. O que eu amo é o “Fiquei com o seu número”. Na literatura nacional temos a Daya Alves com o livro “Estarei aqui”.  

Saindo dos livros em direção à telinha, temos: “Os Homens são de Marte é pra lá que eu vou”, uma série que relata de forma bem-humorada esse gênero, já está na sua quarta temporada, com estréia prevista para abril na GNT. 

Saltando da telinha para os telões temos “Minha vida em Marte”, um autêntico Chick Lit, daqueles de morrer de rir, onde Mônica Martelli e Paulo Gustavo retratam com êxito a vida e os seus contratempos, amorosos e diários, alcançando uma marca de cinco milhões de pessoas que já assistiram. 

Clara Magalhães.  

Clara Magalhães é pedagoga, professora, autora e adora ler e escrever. Participante de 7 antologias, está em constante crescimento. A inquieta carioca adora viajar, conhecer coisas novas e é uma amante da gastronomia.

595b5630-9e7f-41ef-9ef9-1e667923a82d