Por Clara Magalhães

Hoje a literatura tem um novo formato, não só a literatura, o mundo é tecnológico, não existe uma separação do mundo físico e o mundo digital o que existe é uma fluência entre esses dois mundos.

A literatura vem abraçando essa nova era, ela se tornou mais dinâmica e atraente.

Os ebooks, são um exemplo disso, onde encontram se todos os gêneros para os mais variados gostos. Eles podem ser baixados numa fração de segundos, em tempo real, através de aplicativos gratuitos, em vários aparelhos como celulares e tablets.

Tornando assim, a leitura mais acessível, e agradável, pela facilidade de ler em qualquer lugar, como uma simples viagem no metrô, entre uma estação e outra, ou mesmo numa sala de espera de um consultório, fora a praticidade do manuseio e transporte.

Abrangendo assim várias faixas etárias e sociais.

Além disso existem outras plataformas como o YouTube, com inúmeros vídeos que vão de resenhas, audiobooks e historinhas infantis interessantes, criativas, com vários artifícios visuais, onde a criança aprende de forma diferenciada, dinâmica e participativa.

Hoje, crianças de três anos já sabem manusear um tablet ou um celular, os chamados nativos digitais que nasceram com a tecnologia.

A literatura já conta com essa nova ferramenta, o universo digital, um novo espaço.

Clara Magalhães é pedagoga, professora, autora e adora ler e escrever. Participante de 7 antologias, está em constante crescimento. A inquieta carioca adora viajar, conhecer coisas novas e é uma amante da gastronomia.