Por Clara Magalhães
Literatura na escola é tema importante, já que o seu principal papel é formar leitores e, talvez, escritores. Primeiramente temos que incentivar a leitura de uma forma gostosa: ler por prazer, diferente de ler por obrigação. Isso se faz criando um cantinho de leitura na sala de aula, proporcionando a hora da leitura, que pode ser explorada de várias maneiras, como roda de leitura, com brincadeiras que despertam o lado lúdico – soltar a imaginação, criar, despertar e viajar por lugares imaginários.
O trabalho da literatura na escola não pode se fechar em um único significado. Ao contrário, a literatura tem que abrir para múltiplas percepções e sensações construídas pelas crianças. É tão bacana ver como elas pensam e comentam de uma forma bem original, poética, estabelecendo coisas inusitadas, simbólicas!
Evoluindo com o passar do tempo, formando uma base literária, introduzindo os livros paradidáticos: tudo isso é de grande importância para despertar o gosto pela leitura. Quem não se lembra da famosa série “ Para gostar de ler”? Aos poucos se vai introduzindo os clássicos, comparando e mostrando diferentes formas de escritas. Criando assim o hábito de ler. A literatura é humanizadora, de respeitar a forma de pensar e respeitar o ponto de vista do outro.
Escolhi um texto que retrata muito bem esse tema:
“O olho de quem narra se detém no particular, porque a ficção é o reino do detalhe. É o olho que dá conta do que olha, sem julgar, sem explicar. Um olho que põe sob a lupa a vida dos outros para dar conta do seu modo de ver e ser. Quem narra se detém ao particular porque na generalização entram a teoria, o dever ser e os preconceitos, e a literatura é, nem mais nem menos, o lugar que é, mais do que [o lugar que] deveria ser. O politicamente correto e o moralismo dos resultados de se olhar na superfície perdem o particular. Medo de mostrar a vida como é, intensa, assombrosa, desagradável e incorreta, desejo de proteger e de nos proteger. De esconder e de nos esconder sob o que deveria ser.” (Maria Teresa Andruetto)
O papel da literatura nas escolas é de suma importância para a formação e desenvolvimento humano, nos conectando com experiências mágicas. Desde a fantasia até o realismo e o cotidiano. A leitura nos permite refletir sobre o mundo, abrindo novos horizontes, ampliando assim novos conhecimentos e novas possibilidades.
Clara Magalhães é carioca, professora, pedagoga, estudante de Letras e adora ler e escrever. Escritora de antologias, seu hobby é viajar, conhecer novos lugares e seus costumes. Amante assumida de gastronomia, é um eterno ser em mutação.
Amei o texto! Parabéns amiga! 👋👋👋
Obrigado.
Super concordo com este texto. Precisamos de mais mediadores de leitura. Mais incentivo nas escolas. Ler deve ser sempre prazeroso.
Parabéns, Clara!
Obrigado. Admiro o seu trabalho, levando literatura para UTI
Perfeito!
Eu sempre gostei muito de ler, nas escolas que estudei tive muito incentivo e isso foi de suma importância nesse processo de aprendizado. Meus filhos são estimulados desde bem cedo ao hábito da leitura e fazê-la por prazer e não obrigação.
Obrigado.
Continue estimulando seus filhos e colherá bons frutos.
Amei o texto, muito bacana literatura infantil.
Obrigaduuu.
Acho fundamental seu texto, lembro quando criança que eu detestava ler pela falta de incentivo na escola, tudo era muito chato para mim! As coisas só mudaram quando estava com 15 anos e foi quando percebi que ler era bacana e podia ser feito de maneira prazerosa! Quanto tempo perdi…
Belo texto!
Obrigado! Meg adoro seus textos também, é muito importante estimular a leitura abre novos caminhos.
Verdade Clara,como professora concordo com todos os pontos que você abordou sobre a escola ter um importante papel na formação dos futuros leitores do nosso país. Parabéns pelo texto!
Obrigado!Eu como professora sempre estimule meus alunos,trabalhar a criatividade é muito importante.
Eu não sei precisar quando introduzi o hábito da leitura em minha vida. Talvez sempre fora arraigado. Comecei com a série vagalume, entre 13 e 14 anos, onde devorava cada livro da coleção na média de dois dias.
É muito importante, começar a estimular desde cedo o hábito pela leitura.
Obrigado.
Parabéns pelo texto. Eu concordo que temos que incentivar as crianças a ter o prazer de ler. Formarenos com isso, adultos que gostem de ler!
Obrigado!