fbaf03f0-08b4-4975-a5f0-a1506c4e527e

Por Elza Helena

*** Você costuma comprar ou ler histórias infantis para seu filho(a), neto(a), irmão(a)? — Você tem livros infantis em sua estante? — Você lembra de um livro infantil que marcou a sua infância? ***

A leitura já é algo desafiador. A leitura infantil é ainda mais! Isso acontece pois ela depende de dois fatores consideráveis para despertar o interesse da criança: a curiosidade e o exemplo. Compete à família, aos professores, aos amigos – a todas as pessoas que habitam o universo da criança – oferecerem uma diversidade de histórias e gêneros para que ela escolha a que melhor lhe identifique.

É fundamental o contato direto da criança desde cedo com o livro, com as ilustrações, com a textura…. Esse é o primeiro passo para desenvolver a imaginação e os sentimentos dela de uma maneira significativa. Por meio da leitura a criança tem acesso a diversas informações, expressa e defende seu ponto de vista, constrói sua visão do mundo, produz conhecimento, participa da sociedade e aprende a escutar e respeitar opiniões diferentes.

Existem várias formas de se estimular a leitura:

  • Resgatando a leitura de clássicos inesquecíveis como: O menino maluquinho (Ziraldo), Menina bonita do laço de fita (Ana Maria Machado), O reizinho mandão (Ruth Rocha)…
  • Tentando ler com a criança a história e fazendo com que ela imagine os personagens, o cenário, etc…
  • Permitindo que a criança faça a releitura da história, que dê sua opinião, que explique com suas palavras o que entendeu, enfim, que ela se sinta livre para interpretar a leitura à sua maneira.
  • Despertando a criatividade da criança com perguntas. Por exemplo: o que ela acharia de um final da história diferente?
  • Levando a criança a uma feira literária, a uma biblioteca, a uma livraria… Permitindo que ela toque nos livros, que se encante com as ilustrações e que se apaixone à primeira vista por eles.

Então, pessoal, vamos incentivar a literatura infantil! Pois é através da leitura que descobrimos sermos capazes de realizar sonhos impossíveis! Que tal comprar e presentear uma criança com um desses clássicos da literatura infantil brasileira? Seguem mais indicações:

  • Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato
  • A Bolsa Amarela – Lygia Bojunga
  • Chapeuzinho Amarelo – Chico Buarque
  • A Arca de Noé – Vinícius de Moraes
  • A Bruxinha Atrapalhada – Eva Furnari

Boa leitura!

 

Elza Helena nasceu em Recife/PE. É professora, psicopedagoga e autora de histórias infantis, sendo apaixonada por esse universo encantador em que fluem imaginação e criatividade. Desde 2018 participa de antologias de contos e poesias para crianças.