012Olá! Meu nome é Luiz e eu leio quadrinhos. Faço parte da campanha Eu Leio Brasil desde seus primeiros dias e sei bem o desafio de conquistar espaço para a arte nacional. A função dessa coluna semanal é ajudar os leitores a ficarem sabendo o que está acontecendo ( ,velhinho ) no universo dos quadrinhos nacionais.

Nessa primeira semana, vou comentar a décima primeira Bienal de Pernambuco. Apesar de bem menor que a edição anterior, ainda foi uma experiência memorável devido ao esforço de expositores e artistas. Um dos frutos desse esforço foi a Artist’s Alley.

download

Como o bom nacionalista que sou, teria batizado o espaço de Beco Dos Artistas, mas agora Inês é morta. O espaço era completamente dedicado aos artistas de quadrinhos, ilustradores, roteiristas e leitores. Lá, tive a oportunidade de conhecer muita gente incrível.

Marcos Santana, autor da Graphic Novel (ou Romance Gráfico, como eu chamaria) “O Escafandrista e o Camaleão”, me presenteou com o autógrafo mais pessoal que já recebi: uma pintura de mim. Depois que li sua obra, a li de novo imediatamente. O cara é um monstro na ilustração.

materia luiz 1a materia luiz 1b

Já de André Balaio e Téo Pinheiro, da série Recife Assombrado, li Assovios Na Mata, uma história de terror. Nela, Cumade Florzinha protege as matas pernambucanas da forma mais divertida: com homicídio. Talvez eu esteja mal acostumado com histórias de super-herói, mas senti falta de um pouco de violência explícita.

materia luiz 2

Conheci também Thony Silas e Eron Villar, que me deram dicas impagáveis sobre roteiro e esquadrinhamento. Os dois estavam lançando o terceiro exemplar de A Noiva. A história narra a primeira tentativa de independência do Brasil Colônia vista pelos olhos de um casal proibido de casar por conta do pai da Noiva, que diz que preferiria ver a filha casada com o mais pobre dos portugueses que com o mais rico dos brasileiros. Os dois fizeram um trabalho sensacional e que ainda vai se estender por mais cinco exemplares.

images

a noiva materia luiz

Também fui ensinado por Fábio Paiva, fundador do Educação E Quadrinhos, e Bruno Alves, Professor da Rural de Pernambuco, sobre o mercado editorial e roteiros. Os dois são especialistas em educar através da nona arte. E foi depois de conversar com eles que eu decidi que ainda há muito o que se explorar nesse universo e me tornei editor do Selo Quadrinhos da Rico Editora.

Você, leitor, tem uma história excelente e precisa de alguém para acreditar em você? Mande seu original para o email euleiobrasil@gmail.com com o seguinte assunto: original para aprovação – Selo Quadrinhos.

IMG_0861 

Luiz Neto é editor na Rico Produções, colunista e cronista do Portal Eu Leio Brasil e leitor assíduo de tudo que é lível.